Siga o Click RMC no Instagram

Onda de frio faz Curitiba e outras 18 cidades registrarem as menores temperaturas de 2026

 

Quinta-feira registra o dia mais gelado do ano em Curitiba e mais 18 cidades do Paraná
Foto: Fernanda Deslandes/Simepar

A forte massa de ar polar que atua sobre a região Sul do Brasil provocou mais uma madrugada de frio intenso no Paraná nesta quinta-feira (25). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Curitiba e outras 18 cidades paranaenses registraram as menores temperaturas do ano até o momento.

Na capital, os termômetros marcaram 2,4°C nas primeiras horas da manhã. Além de Curitiba, bateram recorde de frio em 2026 as estações meteorológicas de Antonina (8°C), Capanema (0,5°C), Fazenda Rio Grande (0,4°C), Irati (1,2°C), Cruzeiro do Iguaçu (1,7°C), Foz do Iguaçu (1,2°C), Francisco Beltrão (-1,2°C), Guaíra (2,5°C), Guarapuava (-1,4°C), Lapa (-0,1°C), Palmas (-3,5°C), Palotina (-0,9°C), Pinhais (1,3°C), Pinhão (-1,5°C), Santa Helena (0,9°C), São Miguel do Iguaçu (2,9°C), Umuarama (2,2°C) e União da Vitória (-0,2°C).

Além das baixas temperaturas, o frio foi intensificado pela ação dos ventos. Segundo o Simepar, a sensação térmica atingiu valores negativos em diversas regiões do estado. O índice mais baixo foi registrado em Palmas, onde a sensação chegou a -7,1°C. Também foram observadas temperaturas aparentes muito baixas em General Carneiro (-6,3°C), Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, e Francisco Beltrão (-5°C), além de Pato Branco (-4,9°C), Pinhão (-4,7°C), Guarapuava (-4,4°C), Palotina (-3,5°C), Cascavel e Laranjeiras do Sul (-3,3°C) e Toledo (-3°C).

Na Região Metropolitana de Curitiba, o amanhecer foi marcado por neblina, o que dificultou a formação de geada na capital. Já em outras localidades do Centro-Sul e do Sul paranaense, o fenômeno foi registrado com maior intensidade. Cidades como Lapa, General Carneiro, Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Piên amanheceram com áreas cobertas por geada. O mesmo ocorreu em municípios do Oeste e Sudoeste do estado.

O avanço da massa de ar frio começou a ser sentido ainda na quarta-feira (24), quando Curitiba registrou a menor temperatura máxima do ano, com apenas 10°C durante a tarde. Na ocasião, outras 20 cidades também haviam anotado recordes de frio para 2026.

Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a tendência é de redução gradual da nebulosidade ao longo desta quinta-feira, favorecendo a presença do sol em grande parte do Paraná. Apenas o Norte do estado deve manter maior variação de nuvens.

A previsão indica que o frio começa a perder intensidade a partir desta sexta-feira (26). Apesar do amanhecer ainda gelado, com possibilidade de geadas no Centro-Sul e Sudoeste, regiões como os Campos Gerais e a Grande Curitiba poderão registrar nevoeiros e nuvens baixas. Entre a tarde e a noite, há previsão de pancadas isoladas de chuva, principalmente no Norte paranaense.

O Simepar segue acompanhando a aproximação de uma frente fria, responsável pelo retorno das chuvas ao estado durante o próximo fim de semana. Novas atualizações devem ser divulgadas conforme a evolução das condições meteorológicas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato